(Questão 1 de 30)
1. Sobre o direito à educação previsto pela Lei nº 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa INCORRETA.
2. O Plano Nacional de Educação (PNE) traz, em seu bojo, diversas diretrizes. São diretrizes previstas no PNE, EXCETO a
3. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem é incumbência
4. A Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispondo sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Analise as alternativas a seguir e assinale a que está em consonância com o texto da mencionada lei.
5. Conjunto formado pelas instituições escolares públicas, articuladas de acordo com sua vinculação financeira e responsabilidade de manutenção, com atuação nas esferas municipal, estadual, distrital e federal. Tal conceito, encontrado na Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, refere-se a
6. Com relação aos marcos legais que embasam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem-se a LDB nº 9.394/1996, que traz dois conceitos decisivos para todo o desenvolvimento da questão curricular no Brasil. O primeiro conceito fala sobre a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso; já o segundo refere-se ao currículo. Sobre esses conceitos, assinale a alternativa correta.
7. A sociedade contemporânea traz um viés inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado. Assim, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Diante disso, a respeito da relação entre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o compromisso com a educação, é correto afirmar que
8. Com relação ao pacto interfederativo e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os sistemas e as redes de ensino devem construir currículos, e as escolas precisam elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, bem como as identidades linguísticas, étnicas e culturais deles. Dessa forma, é correto afirmar que a BNCC desempenha um papel fundamental, pois
9. No Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (MS), no item sobre a territorialidade desse estado, está explícito que o MS tem a segunda maior população indígena do país e que as migrações de contingentes oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo e as imigrações de países como Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Paraguai, Bolívia, Portugal, Síria e Líbano marcaram a fisionomia dessa região. O estado também recebeu ciclos migratórios de quilombolas remanescentes de Minas Gerais e Goiás, que também foram responsáveis pela formação socioeconômica dele. Dessa forma, entendendo a diversidade do estado, é correto afirmar, sobre o item Diversidade e Modalidades Educacionais, que
10. A Educação Especial, conforme o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, é compreendida como um conjunto de serviços que apoia, complementa e suplementa o currículo, integrando a proposta pedagógica da escola, para que a oferta de recursos de apoio, materiais de acessibilidade, tecnologia assistiva e formação continuada possam instrumentalizar o estudante e o professor no contexto da sala de aula. Assim, assinale a alternativa correta sobre a Educação Especial no Currículo de Referência de MS.
11. O Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (MS) incorpora temas contemporâneos, como o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, conforme estabelecido no Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/1996), alterado pela Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, tornando obrigatória a inclusão dessa temática nos currículos oficiais das redes de ensino. Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre a abordagem dessa temática no Currículo de Referência de MS.
12. O termo ensino híbrido, utilizado de forma comum, dá ênfase aos extremos. De um lado, usa-se o termo de forma ampla para referir-se a todos os usos da tecnologia na educação que se acumulam em uma sala de aula; de outro, o termo é usado de forma restrita para indicar os tipos de aprendizagem que combinam o on-line e o presencial e com a qual têm mais afinidade. Sendo assim, em busca de uma definição que fosse ampla para permitir variações e restrita para diferenciá-la da categoria ilimitada do uso da tecnologia para a educação nas escolas, chegou-se a uma definição para esse termo apresentada em três partes: por meio do ensino on-line; em um local físico supervisionado; e uma experiência de aprendizagem integrada. Dessa forma, assinale a alternativa correta que retrata o ensino on-line.
13. Os cursos híbridos enquadram-se em quatro modelos principais: Rotação, Flex, À la Carte e Virtual Enriquecido. Em muitos casos, as escolas usam modelos múltiplos, combinando-os de diferentes formas para criar um programa personalizado. O propósito desses termos é fornecer uma linguagem para descrever os elementos básicos das várias combinações. Isso posto, assinale a alternativa correta sobre o modelo de Rotação.
14. Enquanto o planejamento é o ato pelo qual o docente decide o que construir, a avaliação é o ato crítico que o subsidia na verificação de como está construindo o projeto. A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar, por isso contribui em todo o percurso da ação planificada. Assim, é correto afirmar, sobre a avaliação na execução de um projeto na escola, que
15. A avaliação permite orientar o docente em seu planejamento de ensino e em seu percurso didático e potencializar a mediação e o diálogo entre os professores e os caminhos de aprendizagens dos alunos. Contudo a ação de avaliar não depende somente do professor, mas envolve uma cultura institucional, o que requer desenvolver uma nova postura avaliativa que rompa com a memorização, classificação, seleção e exclusão, tão presentes no sistema de ensino. Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre a avaliação escolar.
16. Sobre os conceitos de alfabetização e letramento, assinale a alternativa INCORRETA.
17. A respeito das características dos conceitos de alfabetização e letramento, assinale a alternativa correta.
18. Assinale a alternativa que NÃO representa uma habilidade esperada de um aluno alfabetizado e que tem referências de letramento.
19. Avaliar os alunos da pré-escola em fase de alfabetização e letramento é sempre um desafio. Isso porque eles ainda estão em uma fase muito lúdica da educação, e os avanços cognitivos são evidenciados no dia a dia, não apenas em um momento específico de teste. A respeito de como deve ser esse processo avaliativo, assinale a alternativa correta.
20. A respeito da avaliação no processo de alfabetização e letramento, assinale a alternativa correta.
21. A respeito das tendências pedagógicas, assinale a alternativa correta.
22. Ainda a respeito das tendências pedagógicas, assinale a alternativa INCORRETA.
23. “Tendência responsável por valorizar as atitudes e aspectos
afetivos — portanto, há a preocupação com a participação dos alunos e
o conhecimento que eles trazem. Também existe a valorização da
socialização, dos aspectos afetivos e do foco em questões auto
avaliativas. Os professores são centrados nas relações humanas, ou
seja, eles conduzem os estudantes no processo de aprendizagem com
menor interferência. Aqui, o foco é propiciar a realização pessoal e o
autodesenvolvimento. As atividades avaliativas consistem em trabalhos
em grupo, em debates e em aprendizado direcionado ao estímulo do
pensamento crítico e da prática”.
(6 tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira.
Educacional, 2023. Disponível em:
https://educacional.com.br/artigos/tendencias-e-concepcoes-pedagogicas-daeducacao-brasileira/#.)
Com base no excerto, qual é a tendência pedagógica apresentada?
24. Sobre o papel do professor no processo de aprendizagem e com base nas concepções de Vygotsky e Piaget, assinale a alternativa correta.
25. A respeito das considerações de Vygotsky e Piaget sobre o desenvolvimento da aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.
26. A avaliação da aprendizagem foi e continua sendo o mais frequente objeto de análise por parte de estudiosos da avaliação. É uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, sobre os conceitos de avaliação da aprendizagem, assinale a alternativa correta.
27. “Em avaliação, o modelo da padronização, da generalização, volta
com força total. A ênfase nas respostas prontas, e no pensamento
objetivo, embora aparentemente mais flexíveis, é uma tônica que já se
percebe na prática avaliativa das escolas. A produtividade e a
competitividade tomam formas inovadoras e atraentes.”
(CAMPOS, R. M. Avaliação do ensino e da aprendizagem: conceitos,
concepções e contextualização histórica. 2005. Monografia
(Especialização em Planejamento de obras0 Universidade Federal do Ceará,
Fortaleza, 2055. p. 35.)
Esse tipo de avaliação é realizado sob qual perspectiva?
28. Tipo de avaliação realizada no início de um curso ou período letivo, que serve para constatar se os alunos apresentaram ou não domínios básicos. O enunciado refere-se à da avaliação
29. Assinale a alternativa que define o que é planejamento escolar.
30. O planejamento escolar é elaborado por muitas pessoas. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um grupo de pessoas que NÃO participa da elaboração do planejamento.
Social Plugin