Ad Code

Responsive Advertisement

Simulado de Geografia

1. Sobre o direito à educação previsto pela Lei nº 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos.
(B) O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.
(C) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de elevados níveis de faltas dos alunos, ainda que essas sejam justificáveis.
(D) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
(E) A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, assegurando-lhes acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
2. O Plano Nacional de Educação (PNE) traz, em seu bojo, diversas diretrizes. São diretrizes previstas no PNE, EXCETO a
(A) universalização do atendimento escolar.
(B) superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
(C) promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país.
(D) valorização dos profissionais da educação.
(E) diminuição do analfabetismo.
3. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem é incumbência
(A) do Ministério da Educação e Cultura.
(B) dos estados.
(C) da União.
(D) do município.
(E) do presidente da República.
4. A Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispondo sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Analise as alternativas a seguir e assinale a que está em consonância com o texto da mencionada lei.
(A) A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.
(B) A oferta de educação bilíngue de surdos terá início no ensino médio e se estenderá ao longo da vida.
(C) A oferta de educação bilíngue de surdos terá início aos quatro anos, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.
(D) A oferta de educação bilíngue de surdos terá início na educação fundamental e se estenderá até o ensino médio.
(E) A oferta de educação bilíngue de surdos terá início na educação infantil e se estenderá até o ensino médio.
5. Conjunto formado pelas instituições escolares públicas, articuladas de acordo com sua vinculação financeira e responsabilidade de manutenção, com atuação nas esferas municipal, estadual, distrital e federal. Tal conceito, encontrado na Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, refere-se a
(A) sistemas de ensino.
(B) itinerários formativos.
(C) unidades curriculares.
(D) redes de ensino.
(E) programas de aprendizagem.
6. Com relação aos marcos legais que embasam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem-se a LDB nº 9.394/1996, que traz dois conceitos decisivos para todo o desenvolvimento da questão curricular no Brasil. O primeiro conceito fala sobre a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso; já o segundo refere-se ao currículo. Sobre esses conceitos, assinale a alternativa correta.
(A) O primeiro, já antecipado pela Constituição, estabelece a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso em matéria curricular: as competências e diretrizes são comuns, e os currículos seguem as especificações.
(B) O segundo se refere ao foco do currículo. Ao dizer que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências, a LDB nº 9.394/1996 orienta a definição das aprendizagens essenciais, e não apenas dos conteúdos mínimos a serem ensinados.
(C) O primeiro estabelece a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso em matéria curricular: os currículos são comuns, e as competências e diretrizes são diversas.
(D) O segundo refere-se ao foco no desenvolvimento de competências. Ao dizer que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências, a LDB nº 9.394/1996 orienta a definição das aprendizagens mínimas.
(E) O segundo refere-se ao foco dos currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que devem ter Base Nacional Comum, a ser complementada, independentemente das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
7. A sociedade contemporânea traz um viés inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado. Assim, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Diante disso, a respeito da relação entre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o compromisso com a educação, é correto afirmar que
(A) a BNCC afirma o seu compromisso com a educação integral, ou seja, visa à formação e ao desenvolvimento humano global.
(B) a BNCC reconhece que a educação básica deve visar à formação e ao desenvolvimento para o trabalho.
(C) a BNCC visa compreender a linearidade, e não a complexidade desse desenvolvimento.
(D) a BNCC privilegia a dimensão afetiva em detrimento da dimensão cognitiva.
(E) a BNCC busca a construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com os interesses mercadológicos.
8. Com relação ao pacto interfederativo e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os sistemas e as redes de ensino devem construir currículos, e as escolas precisam elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, bem como as identidades linguísticas, étnicas e culturais deles. Dessa forma, é correto afirmar que a BNCC desempenha um papel fundamental, pois
(A) oportuniza o ingresso do aluno em uma escola de educação básica, sendo que a permanência dele passa a ser responsabilidade da família.
(B) expressa as diferenças educacionais, fazendo com o que as singularidades sejam consideradas e atendidas.
(C) explicita as aprendizagens mínimas que todos os estudantes devem desenvolver.
(D) orienta para a necessidade da permanência das desigualdades entre os estudantes, seja em relação à raça, ao gênero e/ou à situação socioeconômica de suas famílias.
(E) pressupõe que os sistemas, as redes de ensino e as instituições escolares devem se planejar e enfatizar a equidade, que significa reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes.
9. No Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (MS), no item sobre a territorialidade desse estado, está explícito que o MS tem a segunda maior população indígena do país e que as migrações de contingentes oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo e as imigrações de países como Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Paraguai, Bolívia, Portugal, Síria e Líbano marcaram a fisionomia dessa região. O estado também recebeu ciclos migratórios de quilombolas remanescentes de Minas Gerais e Goiás, que também foram responsáveis pela formação socioeconômica dele. Dessa forma, entendendo a diversidade do estado, é correto afirmar, sobre o item Diversidade e Modalidades Educacionais, que
(A) o princípio inclusivo requer a promoção do desenvolvimento das instituições de ensino, de modo a oferecer as oportunidades de que essas crianças, jovens e adolescentes necessitam para o trabalho.
(B) a Declaração de Incheon refere-se a uma educação inclusiva pensada para 2030; sendo assim, ela ainda não está contemplada no Currículo de Referência de MS.
(C) as políticas educacionais de MS estruturam-se para promoção de uma organização escolar que se reconheça enquanto espaço de aprendizagem e convivência entre os iguais.
(D) emerge, nesse contexto, uma questão central: combinar a expansão dos direitos universais e a acessibilidade efetiva para a igualdade de oportunidades e, em segundo plano, a equidade de direitos e condições.
(E) as políticas educacionais do Estado de MS trazem os princípios da educação para todos os iniciados nos Fóruns realizados em Jomtien, em 1990, e em Dakar, em 2000, assumindo um compromisso firmado entre os estados participantes.
10. A Educação Especial, conforme o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, é compreendida como um conjunto de serviços que apoia, complementa e suplementa o currículo, integrando a proposta pedagógica da escola, para que a oferta de recursos de apoio, materiais de acessibilidade, tecnologia assistiva e formação continuada possam instrumentalizar o estudante e o professor no contexto da sala de aula. Assim, assinale a alternativa correta sobre a Educação Especial no Currículo de Referência de MS.
(A) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve ser realizado na sala de recursos multifuncionais e nos Centros de Atendimento Educacional Especializado, priorizando o desenvolvimento de habilidades comunicacionais.
(B) Para prover condições de participação e reconhecimento no contexto educacional, devem ser colocados em prática os princípios do desenho universal para a aprendizagem, que possibilitam ao estudante desenhar aquilo que aprende.
(C) A elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) permite planejar ações e propostas que interessam aos professores vinculadas ao currículo.
(D) Para que o acesso ao currículo seja efetivamente oportunizado, é importante o trabalho investigativo supervisionado na atuação dos professores.
(E) O grande desafio da atualidade é retirar a flexibilização da discussão periférica sobre a diferença e elevá-la à questão central, tomada como estratégia fundamental de gestão do currículo.
11. O Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (MS) incorpora temas contemporâneos, como o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, conforme estabelecido no Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/1996), alterado pela Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, tornando obrigatória a inclusão dessa temática nos currículos oficiais das redes de ensino. Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre a abordagem dessa temática no Currículo de Referência de MS.
(A) Reconhece a Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
(B) Evidencia a escola como um local em que é possível vivenciar os benefícios de uma cultura plural e rica livre, que não reproduz o racismo, o preconceito e a discriminação tão presentes na sociedade.
(C) A escola precisa trabalhar com eventos que tragam comidas típicas e vestimentas de diferentes povos, para que as crianças possam experienciar outras culturas por meio da prática, sem a necessidade de recorrer à história.
(D) Baseia-se na Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004, que traz as matrizes culturais e identitárias sobre a cultura indígena.
(E) Recorre ao Parecer Orientativo CEE/MS nº 131, de 2005, o qual afirma que a história contada abarca uma cultura plural e rica.
12. O termo ensino híbrido, utilizado de forma comum, dá ênfase aos extremos. De um lado, usa-se o termo de forma ampla para referir-se a todos os usos da tecnologia na educação que se acumulam em uma sala de aula; de outro, o termo é usado de forma restrita para indicar os tipos de aprendizagem que combinam o on-line e o presencial e com a qual têm mais afinidade. Sendo assim, em busca de uma definição que fosse ampla para permitir variações e restrita para diferenciá-la da categoria ilimitada do uso da tecnologia para a educação nas escolas, chegou-se a uma definição para esse termo apresentada em três partes: por meio do ensino on-line; em um local físico supervisionado; e uma experiência de aprendizagem integrada. Dessa forma, assinale a alternativa correta que retrata o ensino on-line.
(A) Em todos os programas de ensino híbrido, os estudantes têm a totalidade de sua aprendizagem via internet.
(B) Possibilita usar qualquer ferramenta digital, como uma calculadora on-line ou o Google Docs.
(C) Aprender on-line significa pouca mudança instrucional do ensino basicamente presencial para aquele que utiliza instrução e conteúdos baseados na web.
(D) A tecnologia usada para o ensino on-line deve passar o controle do conteúdo e do ensino para o estudante, como o controle do ritmo, que possibilita retroceder ou pular determinado conteúdo.
(E) Diz respeito a um programa educacional formal, como quando um estudante joga um game educativo no Xbox em casa ou baixa um aplicativo de aprendizagem enquanto está no supermercado.
13. Os cursos híbridos enquadram-se em quatro modelos principais: Rotação, Flex, À la Carte e Virtual Enriquecido. Em muitos casos, as escolas usam modelos múltiplos, combinando-os de diferentes formas para criar um programa personalizado. O propósito desses termos é fornecer uma linguagem para descrever os elementos básicos das várias combinações. Isso posto, assinale a alternativa correta sobre o modelo de Rotação.
(A) É uma modalidade de aprendizagem em que pelo menos uma aula deve ser presencial.
(B) Os estudantes escolhem entre o ensino on-line e o ensino conduzido pelo professor em pequenos grupos.
(C) A sala de aula invertida é a forma mais indicada do modelo de Rotação, pois permite que o professor conduza o conhecimento que passará ao aluno, sendo que este, por sua vez, aplica o que foi solicitado por aquele.
(D) O modelo de rotação tem quatro tipos: rotação por estações; laboratório rotacional; sala de aula invertida; rotação individual.
(E) Nesse modelo, o fundamental é que o professor fixe os grupos de alunos em cada estação, orientando a atividade designada no curso; depois, cada estação expõe o que realizou.
14. Enquanto o planejamento é o ato pelo qual o docente decide o que construir, a avaliação é o ato crítico que o subsidia na verificação de como está construindo o projeto. A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar, por isso contribui em todo o percurso da ação planificada. Assim, é correto afirmar, sobre a avaliação na execução de um projeto na escola, que
(A) se faz necessária na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção imparcial em relação à perspectiva político-social.
(B) enquanto crítica de percurso, a avaliação é um ato acusatório de responsabilidades não assumidas por esse ou por aquele profissional.
(C) é uma ferramenta necessária ao ser humano no processo de construção dos resultados que planificou, portanto serve como redimensionamento da direção da ação.
(D) é uma ferramenta para avaliar os estudantes e como eles desempenham os objetivos definidos no planejamento, que devem ser cumpridos com eficiência.
(E) é um sistema de controle do projeto elaborado, para averiguar se o caminho a ser percorrido está coerente com as demandas da sociedade.
15. A avaliação permite orientar o docente em seu planejamento de ensino e em seu percurso didático e potencializar a mediação e o diálogo entre os professores e os caminhos de aprendizagens dos alunos. Contudo a ação de avaliar não depende somente do professor, mas envolve uma cultura institucional, o que requer desenvolver uma nova postura avaliativa que rompa com a memorização, classificação, seleção e exclusão, tão presentes no sistema de ensino. Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre a avaliação escolar.
(A) É fundamental que esteja vinculada aos objetivos do ensino já analisados e construídos pela equipe pedagógica, que transmite aos professores o que foi decidido.
(B) Criar expectativas em relação à aprendizagem dos alunos favorece os processos avaliativos e todas as práticas pedagógicas no interior da instituição.
(C) Deve levar em consideração um padrão de aprendizagem para oportunizar uma avaliação coerente e igualitária.
(D) As novas práticas avaliativas devem vir acompanhadas de autonomia da unidade escolar, um currículo dinâmico, flexível e contextualizado, formação continuada dos professores, valorização do trabalho coletivo na escola e continuidade das propostas pedagógicas.
(E) Independentemente do que se avalia, os instrumentos de avaliação a serem usados e as formas de registro dos resultados permanecem inalterados.
16. O Google Earth é um dos instrumentos mais utilizados para o ensino de Geografia. É um dos favoritos dos professores por ser fácil de usar, não exigir muitos recursos, poder ser usado no celular e reunir
(A) a classificação e transformação de imagens de satélite em mapas, podendo transformar rapidamente quaisquer imagens em mapas temáticos.
(B) a visualização rápida de imagens de satélite, com um motor de busca que ajuda a procurar lugares no mundo, agindo como um atlas digital.
(C) grande exatidão cartográfica de produtos, rivalizando com cartas topográficas feitas pelo IBGE e podendo localizar qualquer ponto em qualquer escala.
(D) o uso das projeções locais, que, adaptadas a vários locais do mundo, podem demonstrar diferenças de posicionamento e maior exatidão.
(E) a visualização de imagens de satélite multibanda, inclusive com a possibilidade de usar as bandas no infravermelho para melhor visualização da vegetação.
17. O êxodo rural, que aconteceu no Brasil durante o século XX, causou um massivo deslocamento populacional para as cidades, provocando o fenômeno da
(A) metropolização.
(B) conurbação.
(C) ilha de calor.
(D) macrocefalia urbana.
(E) migração pendular.
18. A água é utilizada em diversas atividades humanas, especialmente na agricultura. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a agricultura usa aproximadamente dois terços da água potável disponível no mundo. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
(A) O uso indiscriminado da água esgotará as reservas de água doce, causando uma grande escassez de alimentos.
(B) A industrialização quase não usa água, sendo uma solução para o problema da falta de alimentos.
(C) A conversão de áreas desérticas em áreas agricultáveis por meio da irrigação por drones aumentaria a água doce.
(D) Deve-se promover a conscientização a respeito do controle populacional, considerando que os recursos são limitados, bem como a produção de alimentos.
(E) O aumento populacional demanda mais alimentos; consequentemente, a agricultura precisa aumentar a produção, porém utilizando menos água.
19. Sobre o conceito de territorialidade, assinale a alternativa correta.
(A) Refere-se ao instinto de dominação e marcação de território que pessoas e animais têm.
(B) É como os países funcionam: definindo limites precisos de seus territórios, que, por sua vez, são sempre respeitados internacionalmente.
(C) São embaixadas colocadas em outros países, tendo status de território do país de origem e sendo respeitadas como tal.
(D) É a manifestação de um território no campo, seja com cercas, muros, placas ou outras indicações de propriedade.
(E) Indica a organização do espaço geográfico em relação à circulação, como rodovias, hidrovias, ferrovias e aerovias.
20. A globalização é um processo que busca homogeneizar a cultura e o comércio, eliminando fronteiras. Esse fenômeno existe para reforçar o
(A) comunismo.
(B) socialismo.
(C) capitalismo.
(D) anarquismo.
(E) mercantilismo.
21. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou, recentemente, o Projeto de Lei nº 334/2023, que se refere à desoneração de alguns setores da economia. Nesse sentido, como a desoneração muda as relações de trabalho no Brasil?
(A) As áreas econômicas que geram menos emprego recebem isenção do imposto de renda para poder gerar mais vagas de emprego.
(B) Funciona exclusivamente para as áreas de tecnologia da informação, por causa da possibilidade de trabalho remoto dos funcionários.
(C) Haverá isenção de impostos para empresas que contratarem mais, independentemente da área de atuação no mercado.
(D) A isenção de impostos acontecerá em estados que tenham menos vagas de emprego, proporcionando, assim, uma redistribuição das ofertas.
(E) Alguns setores da economia pagarão menos impostos sobre a folha de pagamento, custando, assim, menos para contratar.
22. Assinale a alternativa que apresenta os territórios nacionais e/ou internacionais que fazem fronteira com o estado de Mato Grosso do Sul.
(A) Mato Grosso e Tocantins.
(B) Paraná e Santa Catarina.
(C) Paraguai e Bolívia.
(D) São Paulo e Espírito Santo.
(E) Goiás e Distrito Federal.
23. No mundo, existem diversos povos sem território e que estão espalhados por vários países. Assinale a alternativa que apresenta alguns povos sem território.
(A) Palestinos, Tibetanos e Bascos.
(B) Swahili, Inuítes e Curdos.
(C) Fons, Caxemires e Mongóis.
(D) Malaios, Hondurenhos e Yanomami.
(E) Quéchua, Comanches e Salvadorenhos.
24. O Mato Grosso do Sul é um estado conhecido nacionalmente como uma das grandes potências agrárias do Brasil. Por isso, o estudo da estrutura agrária do estado e como as propriedades são constituídas é importante para compreender como ajudar o estado a viver esse grande potencial. Assinale a alternativa que descreve corretamente a estrutura agrária do estado.
(A) Existem muitas propriedades familiares com pequena metragem e que raramente chegam a ser um módulo rural, causando fome no campo.
(B) Apresenta grande concentração de terras, com propriedades altamente industrializadas e voltadas ao mercado de commodities.
(C) Existem grandes propriedades, mas improdutivas, com pouca mecanização e produção quase inexistente, mas que pode aumentar com investimento.
(D) Grandes propriedades são compradas por empresas multinacionais, que as usam para reservas de valor e legal, sem muita produção agrícola.
(E) A produção agrícola serve somente para o sustento do gado, que é um dos maiores rebanhos do Brasil. Não existe exportação de gêneros agrícolas.
25. Segundo o governo estadual de Mato Grosso do Sul, quase 85% da energia elétrica gerada no estado vem por meio de fontes renováveis. Qual é a fonte de energia renovável mais comum no estado?
(A) Nuclear.
(B) Hidroelétrica.
(C) Solar.
(D) Queima de biomassa.
(E) Eólica.
26. A urbanização brasileira vem avançando cada vez mais em direção a áreas de risco. Sendo assim, quais podem ser as consequências dessas construções?
(A) Aumento da criminalidade em ocupações irregulares do território.
(B) Aumento de inundações, deslizamentos e outros desastres naturais.
(C) Diminuição do acesso à habitação, devido a um número menor de terras disponíveis.
(D) Modificação do funcionamento do relevo e assoreamento de rios.
(E) Aumento das ilhas de calor e da poluição, devido ao acúmulo de carros.
27. A ocupação do espaço é feita por meio
(A) técnico-científico-informacional, quando não existem mais fronteiras por causa da globalização e o espaço é realmente geográfico.
(B) técnico-científico-informacional, quando se constrói uma “não espacialidade” através das comunicações, como é o caso da internet.
(C) técnico, quando a natureza passa a não ser mais importante e todos os recursos já foram dominados através da agricultura e pecuária.
(D) natural, quando não existia, ainda, uma separação do humano e do animal e as pessoas não tinham inteligência para modificar o espaço.
(E) natural, quando as pessoas começam a construir o espaço geográfico modificando e aplicando técnicas para ocupar e produzir.
28. O Pantanal, localizado entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é um dos ambientes mais singulares do mundo, tendo como características uma área com pouca drenagem. Todas as alternativas a seguir apresentam nomes de animais que vivem no Pantanal, EXCETO
(A) onça-pintada (Panthera onca).
(B) capivara (Hydrochoerus hydrochaeris).
(C) furão brasileiro (Galictis vittata).
(D) cervo do pantanal (Blastocerus dichotomus).
(E) ariranha (Pteronura brasiliensis).
29. A cartografia moderna tem diversas facetas para criação e consulta de mapas. A tecnologia que permite a transformação de bases cartográficas em bases vetoriais e a construção de representações temáticas é denominada
(A) geodésia.
(B) geomática.
(C) geoinformação.
(D) cartografia digital.
(E) cartografia sistemática.
30. São povos originários presentes no estado de Mato Grosso do Sul, EXCETO
(A) Krenak.
(B) Kaiowá.
(C) Terena.
(D) Guarani.
(E) Kinikinau.

Ad Code

Responsive Advertisement