Ad Code

Responsive Advertisement

Simulado de Língua Portuguesa

Instruções: Para cada questão, selecione a alternativa desejada clicando diretamente sobre ela. Ao concluir o simulado, pressione o botão ‘Verificar resultado’ para avaliar seu desempenho. Desejamos a você um bom simulado!

Leia o texto a seguir para responder às questões 1 e 2.

Planeta em zona ‘habitável’ pode ter oceanos e possível sinal de vida, revela Webb

As águas podem estar fluindo na superfície de um planeta colossal que fica a cerca de 120 anos-luz da Terra, de acordo com novas evidências descobertas pelo Telescópio Espacial James Webb.
A investigação com o observatório espacial, um dos instrumentos astronômicos mais avançados em operação, revelou que o exoplaneta K2-18b pode ter algumas características-chave de um planeta que poderia suportar massas de água — e vida.
Orbitando de perto a estrela anã fria K2-18, o exoplaneta fica dentro da zona habitável da estrela, ou Goldilocks [“Cachinhos dourados”], e tem 8,6 vezes a massa da Terra. Uma análise das observações de Webb descobriu que o planeta tem metano e dióxido de carbono abundantes na sua atmosfera.
A presença destas moléculas portadoras de carbono, juntamente com a escassez de amônia, poderia indicar uma atmosfera rica em hidrogênio que rodeia um mundo oceânico, de acordo com um comunicado de imprensa da Nasa. O carbono é considerado o alicerce das formas de vida na Terra. O Telescópio Espacial Hubble detectou inicialmente evidências de vapor de água na atmosfera do exoplaneta. A descoberta, descrita em um estudo de setembro de 2019, ajudou os cientistas a localizar K218b para estudos mais aprofundados.
O telescópio Webb, que pode detectar luz infravermelha invisível ao olho humano, procurou exatamente quais elementos estão presentes na atmosfera do planeta. E as últimas observações do planeta também sugerem que uma molécula muito especial, chamada sulfeto de dimetila, poderia estar presente em K2-18b.
Na Terra, o sulfeto de dimetila “é produzido apenas pela vida”, segundo a Nasa. “A maior parte do DMS na atmosfera da Terra é emitida pelo fitoplâncton em ambientes marinhos.” Os pesquisadores não estão sugerindo abertamente que o K2-18b esteja repleto de vida alienígena. Mais pesquisas são necessárias para confirmar a presença de sulfeto de dimetila, disse o astrônomo Nikku Madhusudhan, professor de astrofísica e ciências exoplanetárias da Universidade de Cambridge, em um comunicado.
Madhusudhan é o autor principal de um novo artigo científico, aceito para publicação no The Astrophysical Journal Letters, que descreve essas descobertas.
E mesmo que os cientistas corroborem a presença do composto químico, isso não garante que existam formas de vida ali. Mas esta nova evidência expande a compreensão deles sobre exoplanetas semelhantes ao K2-18b.
As descobertas sobre a sua composição atmosférica sugerem que poderia ser um “exoplaneta Hycean”, um tipo teórico de exoplaneta que é quente, mas coberto por oceanos e tem uma atmosfera rica em hidrogênio.
Onde existem oceanos líquidos, existe potencial para vida — mas os investigadores ainda não têm a certeza de que estes planetas Hycean possam sustentar vida. Um estudo de agosto publicado no The Astrophysical Journal, por exemplo, sugere que eles sofreriam um efeito estufa esmagador. Ainda não há exoplanetas Hycean confirmados. E não existe nenhum planeta como K2-18b no nosso próprio sistema solar, e isso torna planetas como este “mal compreendidos”, de acordo com a Nasa.
A “natureza de suas atmosferas é uma questão de debate ativo entre os astrônomos”, disse a agência espacial em comunicado à imprensa. Mas os investigadores envolvidos na análise destas observações recentes do K2-18b enfatizaram que é essencial continuar a desvendar os seus mistérios.
“Nosso objetivo final é a identificação de vida em um exoplaneta habitável, o que transformaria nossa compreensão do nosso lugar no universo”, disse Madhusudhan. “Nossas descobertas são um passo promissor para uma compreensão mais profunda dos mundos Hycean nesta busca.”
Os investigadores planejam continuar usando o telescópio Webb para estudar o planeta distante e tentar validar ainda mais as novas descobertas.
“Esses resultados são o produto de apenas duas observações de K2-18 b, com muitas outras a caminho”, disse o astrônomo Savvas Constantinou, estudante de doutorado em astrofísica na Universidade de Cambridge e coautor do último estudo, em comunicado.
“Isto significa que o nosso trabalho aqui é apenas uma demonstração inicial do que Webb pode observar em exoplanetas de zonas habitáveis.”
(https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/planeta-em-zona-habitavel-pode-ter-oceanos-e-possivel-sinal-de-vida-revela-webb/.)

1. Com base na leitura do texto, assinale a alternativa correta.
a) Uma das análises das observações de Webb descobriu que o exoplaneta em questão tem metano e dióxido de enxofre abundantes em sua atmosfera.
b) Uma investigação feita pelo observatório espacial revelou que o exoplaneta pode ter algumas características semelhantes a outros planetas que podem suportar massas de água e, possivelmente, vida.
c) A presença de moléculas de carbono, juntamente com a escassez de amônia, poderia indicar uma atmosfera rica em nitrogênio que rodeia um mundo oceânico.
d) Pesquisadores estão sugerindo que o K2-18b está repleto de vida alienígena, por conta da presença de sulfeto de dimetila.
e) O Telescópio Espacial Hubble detectou inicialmente evidências de grandes lagoas na atmosfera do exoplaneta observado.

2. Com base na leitura do texto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O telescópio Webb, que pode detectar luz infravermelha invisível ao olho humano, procurou exatamente quais elementos estão presentes na atmosfera do planeta.
b) Os investigadores planejam continuar usando o telescópio Webb para estudar o planeta distante e tentar validar ainda mais as novas descobertas.
c) Orbitando de perto a estrela anã fria K2-18, o exoplaneta fica dentro da zona habitável da estrela, ou Goldilocks [“Cachinhos dourados”], e tem 8,6 vezes a massa da Terra.
d) Ainda não há exoplanetas Hycean confirmados. E existem vários planetas como o K2-18b no nosso próprio sistema solar, e isso torna planetas como esse “mal compreendidos”, de acordo com a Nasa.
e) A descoberta, descrita em um estudo de setembro de 2019, ajudou os cientistas a localizar o K2-18b para estudos mais aprofundados.
3. Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam encontro vocálico.
a) Toque – carroça – trigo – moela.
b) Faixa – hiato – guaraná – poesia.
c) Outro – piada – ninho – guerra.
d) Objeto – filtragem – crescente – corre.
e) Plateia – mais – encontro – vassoura.
4. “Um grande amor do passado
Se transforma em aversão
E os dois, lado a lado
Corroem o coração”

(Zé Ramalho, Entre a Serpente e a Estrela)

Os verbos em destaque nos versos da canção de Zé Ramalho estão conjugados no tempo:
a) presente do subjuntivo.
b) presente do indicativo.
c) pretérito perfeito do indicativo.
d) pretérito imperfeito do subjuntivo.
e) imperativo.
5. A expressão "às vezes" pode ser classificada como:
a) locução substantiva.
b) locução adjetiva.
c) locução prepositiva.
d) locução verbal.
e) locução adverbial.
6. A respeito dos elementos da comunicação, assinale a alternativa que define corretamente o elemento do "referente".
a) A quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada.
b) O assunto que perpassa o ato comunicativo.
c) O meio pelo qual a mensagem é difundida.
d) A forma como a mensagem é organizada.
e) Quem elabora a mensagem.
7. Assinale a alternativa cujo verbo apresenta mais de uma regência.
a) Preferir.
b) Simpatizar.
c) Assistir.
d) Obedecer.
e) Morar.
8. A oração "Um bando de pessoas gritavam assustadas" pode ser exemplo de qual figura de sintaxe?
a) Silepse.
b) Assíndeto.
c) Hipérbato.
d) Zeugma.
e) Elipse.
9. Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. O ritmo poético, noção elementar do conceito de versificação, tem como principal característica a repetição e é assegurado pela utilização de alguns elementos, entre eles o(a) ___________, que está relacionado(a) com o desejo de harmonia imitativa, repetindo fonemas em palavras simetricamente dispostas.
a) aliteração
b) rima
c) cesura
d) distribuição das sílabas fortes e fracas
e) encadeamento
10. Assinale a alternativa em que todas as palavras foram escritas corretamente.
a) Auto-escola / belicoso / eclesiastico.
b) Inócuo / inverosimel / ermetico.
c) Outrossim / superfulo / araquinideo.
d) Perseverança / pliçado / prolixo.
e) Fleumático / pachorra / peremptório.
Oscar Niemeyer
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora
Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um arquiteto brasileiro, responsável pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília, a capital do Brasil. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial, com mais de 600 obras pelo mundo. Sua principal característica é o uso do concreto, vidro, curvas e vãos livres, com seu estilo inconfundível.
Oscar Niemeyer Soares Filho nasceu no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907. Em 1928 casou-se com Anita Baldo, filha de imigrantes italianos, com quem teve uma filha. Para sustentar a família, trabalhava com o pai na tipografia da família.
Em 1929, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde concluiu arquitetura, em 1934. Iniciou-se na profissão como estagiário no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão.
Em 1936, Oscar Niemeyer foi designado para colaborar com o arquiteto franco-suíço, Le Corbusier, idealizador da arquitetura moderna na Europa, que estava projetando a sede do Ministério da Educação e Saúde (hoje palácio Gustavo Capanema) no Rio de Janeiro. Em 1939, junto com Lúcio Costa, projetou o pavilhão brasileiro da Feira Internacional de Nova Iorque.
Em 1940, Niemeyer teve a oportunidade de conhecer o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. Convidado pelo político, realizou seu primeiro grande projeto, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, bairro da capital mineira ainda em formação.
O projeto é formado por um Cassino (hoje museu), restaurante, clube náutico e a Igreja de São Francisco de Assis ou Igreja da Pampulha. O projeto contou com a participação de Joaquim Cardoso, Burle Marx, Bruno Giorgi, entre outros.
Em 1945, Oscar Niemeyer foi convidado para participar, com dez arquitetos de renome, do Comitê Internacional de Arquitetos para projetar a nova sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque.
O desenho final do edifício combinou dois projetos: o que havia sido apresentado por Le Corbusier e o de Niemeyer. Nesse ano, filia-se ao Partido Comunista Brasileiro.
Em 1956, Juscelino Kubitschek, então Presidente da República, encomendou ao arquiteto Oscar Niemeyer um projeto para a construção da nova capital do Brasil, a ser inserida dentro do estado de Goiás, no Planalto Central da Região Centro-Oeste do país. O Plano Piloto de Brasília, que lembra o formato de um avião, foi elaborado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, que foi o vencedor do concurso realizado em 1957.
Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto de diversos edifícios públicos de Brasília, onde se destacam o concreto, o vidro, as curvas e os vãos livres, características de seus trabalhos. Entre seus projetos, destacam-se: o Palácio da Alvorada (residência presidencial) e a capela anexa, o Palácio do Planalto (sede do poder executivo), os edifícios do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, a Catedral e o Teatro Nacional. A nova capital do Brasil foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960.
Com o golpe militar de 1964, Niemeyer, filiado ao Partido Comunista, se exilou na França. Em 1972, abriu seu escritório nos Champs Elysées, em Paris. Nesse mesmo ano, projeta o Centro Cultural Le Havre, França. Em 1980, retornou ao Brasil. Nessa época, projetou o Memorial JK em Brasília e o Sambódromo, no Rio de Janeiro.
Depois de Brasília, Niterói, no estado do Rio de Janeiro, é a cidade que tem um maior número de obras de Niemeyer, entre elas o Teatro Popular Oscar Niemeyer e o Museu de Arte Contemporânea, em estilo futurista, inaugurado em 1991.
Oscar Niemeyer foi casado com Anita Baldo, durante 76 anos, ficou viúvo em 4 de outubro de 2004. Em 2006, casou-se com sua secretária Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos. Sua filha Anna Maria lhe deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos. Oscar Niemeyer faleceu de insuficiência respiratória, no Hospital Samaritano de Botafogo, Rio de Janeiro, no dia 5 de dezembro de 2012. Foi velado no Palácio do Planalto, em Brasília e sepultado no Rio de Janeiro.
Disponível em: https://www.ebiografia.com/oscar_niemeyer/.

11. Com base no texto apresentado, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Oscar Niemeyer é um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial.
b) No total, Niemeyer não fez mais que 600 obras pelo mundo todo.
c) Os primeiros trabalhos do arquiteto foram no Rio de Janeiro, juntamente com o arquiteto Le Corbusier.
d) Todas as obras projetadas por Niemeyer, em Brasília, destacam o concreto, o vidro, as curvas e os vãos livres.
e) Após ficar um tempo exilado na França, o arquiteto voltou para o Brasil na década de 80.

12. O texto em questão é uma biografia. A respeito desse gênero textual, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A biografia é um tipo de texto que conta a história da vida de alguém. Ela é escrita na terceira pessoa, ou seja, por um narrador que não participa dos fatos contados.
b) Os fatos seguem a ordem dos acontecimentos durante as fases da vida de alguém, que pode ser uma pessoa ou personagem.
c) Para escrever uma biografia, não é necessário pesquisar e coletar materiais sobre a vida da pessoa de quem vamos contar a história.
d) Dados como data de nascimento e morte, principais contribuições, invenções, vida pessoal, casamento e filhos são informações importantes que devem aparecer na biografia. Além disso, podemos acrescentar imagens para enriquecer o texto.
e) O que diferencia a biografia de uma autobiografia é o narrador. A biografia é escrita na terceira pessoa, ou seja, por um narrador que não participa dos fatos contados. A autobiografia é escrita na primeira pessoa, ou seja, a pessoa escreve sobre a vida dela mesma.
13. Conforme define o dicionário, "argumentação é o conjunto de razões que serve para sustentar uma conclusão sobre algo". Esse conceito está diretamente ligado ao de retórica, ou seja, à arte da persuasão, e remonta à Grécia Antiga — período em que nasce a democracia. O clássico filósofo grego Aristóteles aborda o tema, em obra intitulada 'Retórica', e defende que compreender as práticas persuasivas é fundamental para o exercício da cidadania. A esse respeito, assinale a alternativa que NÃO indica um dos tipos de argumentação.
a) Argumentação por enumeração.
b) Argumentação por associação.
c) Argumentação por referência histórica.
d) Argumentação por autoridade.
e) Argumentação por eliminação.
14. Assinale a alternativa que NÃO indica um exemplo de linguagem verbal.
a) Letras de música.
b) Receita de bolo.
c) Semáforo.
d) Lista de compras.
e) Sinalização de trânsito (escrita).
15. Assinale a alternativa em que ocorre metonímia.
a) A razão é a luz na escuridão.
b) Não foi possível embarcar no ônibus naquele ponto.
c) O rei das selvas ainda não foi extinto.
d) Aquele médico é um bisturi excepcional.
e) No doce caminho que percorri, ouvi cantarem os pássaros no calor da manhã.
16. Na oração a seguir, a partícula SE assume qual função? “Vive-se com dificuldade neste país.”
a) Pronome apassivador.
b) Parte integrante do verbo.
c) Pronome reflexivo.
d) Partícula de realce ou expletiva.
e) Índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido.
17. “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho. Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!” (Machado de Assis) Dentre as palavras presentes na frase apresentada, uma delas NÃO apresenta dígrafo. Assinale a alternativa que indica corretamente qual é essa palavra.
a) Outras.
b) Pessoas.
c) Choram.
d) Espinho.
e) Sorriem.
18. As palavras “passatempo” e “pontapé” são formadas a partir de qual processo?
a) Composição por aglutinação.
b) Composição por justaposição.
c) Derivação prefixal.
d) Derivação sufixal.
e) Derivação parassintética.
19. “O jantar estava delicioso, porém faltou um pouquinho de sal.” A oração apresentada pode ser classificada como:
a) oração coordenada sindética aditiva.
b) oração coordenada sindética adversativa.
c) oração coordenada sindética alternativa.
d) oração coordenada sindética explicativa.
e) oração coordenada sindética conclusiva.

Disponível em: https://armazemdetexto.blogspot.com/.

20. A tirinha em questão apresenta um recurso de linguagem que ocasiona o humor no texto. Assinale a alternativa que indica corretamente qual é esse recurso.
a) Polissemia.
b) Comparação.
c) Inferência.
d) Hipérbato.
e) Ironia.
Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 3.

Marvel: O melhor filme de 2022 está no Disney+, não no cinema!
O ano de 2022 foi particularmente intenso com nada menos do que três filmes do MCU exibidos no cinema. No entanto, o melhor filme do ano foi lançado, na verdade, pelo serviço de streaming da Disney.

O MCU (Marvel Cinematic Universe) não para de atender os fãs de super-heróis no Disney+ com muitas séries e também nas telonas. Em outubro de 2022, uma estranha e misteriosa criatura chegou ao serviço de streaming da Disney para emocionar os fãs do Universo Cinematográfico Marvel. Lobisomem na Noite é um média-metragem norte-americano dirigido por Michael Giacchino - o responsável por Rogue One: Uma História Star Wars e a trilogia Homem-Aranha com Tom Holland - e inspirado em personagens mitológicos.
Uma verdadeira homenagem aos filmes de monstros da década de 1930, o filme em preto e branco com duração de 1h apresenta um grupo secreto de caçadores durante uma missão, com estética impecável. Lobisomem na noite chegou em 2022 como ar fresco em um MCU que engatinha desde o início da fase IV e a morte de Thanos. E ele é recompensado pelos críticos por assumir tantos riscos, que lhe concedem uma média de 90% de aprovação no Rotten Tomatoes.
QUAL É A HISTÓRIA DE LOBISOMEM NA NOITE? Estrelado por Gael Garcia Bernal, Lobisomem na Noite é um filme de terror, baseado nos quadrinhos do Lobisomem. Seguimos um grupo de pessoas com poderes peculiares e caçadores que vão atrás do Lobisomem. O filme também apresenta Laura Donnelly.
O Universo Cinematográfico da Marvel estreou nos cinemas em 2008 com Homem de Ferro, e a Disney está apostando mais do que nunca nas telonas para abastecer sua base super-heroica. A influência do MCU no cinema e entretenimento em um sentido amplo não é novidade. No entanto, os Vingadores parecem um tanto sem fôlego em 2022. A Fase IV não conseguiu convencer totalmente os telespectadores, e os três filmes lançados este ano confirmam uma saúde que precisa de atenção, embora do ponto de vista puramente econômico, o MCU continue rendendo milhões de dólares para os bolsos do Mickey Mouse.
Nos últimos 12 meses, nada menos que três longas metragens tomaram conta dos cinemas. O primeiro a tentar a sorte foi Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que, apesar da ousadia de seu diretor Sam Raimi, obteve apenas 74% de aprovação no Rotten Tomatoes. Alcançando ainda menos avaliações positivas, a última aventura do Deus do Trovão Thor: Amor e Trovão - acumula apenas 64% no mesmo site. Felizmente, Pantera Negra: Wakanda Forever está lá para fornecer o que a Marvel tem de melhor. Seus 84% provam que o MCU ainda pode brilhar na tela grande, mesmo que Lobisomem na Noite assuma, para muitos, o Top 1 do ano.
Disponível em: https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-1000007061/.

21. Com base na leitura do texto, é correto afirmar que:
a) Lobisomem na Noite é um curta-metragem norte-americano dirigido por Michael Giacchino.
b) De todos os filmes lançados do MCU ao longo de 2022, o que mais se destacou foi o que saiu pelo serviço de streaming da Disney.
c) O filme faz uma homenagem aos filmes de ação da década de 1940.
d) A fase IV dos Vingadores conseguiu convencer os telespectadores, sem dúvidas.
e) Dos longas-metragens lançados pelo MCU, apenas dois tomaram conta das telas do cinema.
22. O texto anteriormente citado é uma notícia, cujo objetivo principal é informar seus leitores sobre algo, mantendo uma linguagem clara e objetiva. As notícias, assim como outros gêneros textuais de mesmo teor, fazem parte de qual tipologia textual?
a) Narrativa.,
b) Dissertativa.
c) Descritiva.
d) Expositiva.
e) Injuntiva.
23. Dos trechos a seguir retirados do texto, um deles NÃO apresenta locução verbal. Assinale a alternativa correspondente.
a) “No entanto, o melhor filme do ano foi lançado, na verdade, pelo serviço de streaming da Disney”.
b) “Lobisomem na Noite é um média-metragem norte-americano dirigido por Michael Giacchino...”
c) “A Fase IV não conseguiu convencer totalmente os telespectadores...”
d) “Seus 84% provam que o MCU ainda pode brilhar na tela grande...”
e) “E ele é recompensado pelos críticos por assumir tantos riscos...”
24. Das orações a seguir, assinale aquela em que o SE aparece com função de partícula expletiva ou de realce.
a) Se todos tivessem votado, o projeto teria sido aprovado em primeira instância.
b) Aluga-se casa em condomínio fechado.
c) Trabalha-se aos finais de semana.
d) Não queria, mas se arrependeu do que fez.
e) Passavam-se os dias e nenhuma notícia de sua melhora.
25. “Embora estivesse atrasado, não apresentou uma justificativa plausível”. A oração citada pode ser classificada como:
a) Oração subordinada adverbial concessiva.
b) Oração subordinada adverbial condicional.
c) Oração subordinada adverbial final.
d) Oração subordinada adverbial comparativa.
e) Oração subordinada adverbial conformativa.
26. Analise as orações a seguir e assinale a alternativa correta quanto ao processo de formação das palavras destacadas.
a) Gosto de curtir o entardecer ao seu lado – derivação prefixal.
b) Sou zero em Ciências – derivação imprópria.
c) Comprei um guarda-sol para nossa viagem – derivação sufixal.
d) Ele queria entrevistar o famoso a qualquer custo – derivação parassintética.
e) Melhor temperar a salada com vinagre e sal – derivação sufixal.
27. “Você não vai acreditar: comprei um Michelangelo”. Na oração citada, podemos constatar a presença da seguinte figura de linguagem:
a) Metáfora.
b) Catacrese.
c) Perífrase.
d) Metonímia.
e) Sinestesia.
28. Assinale a alternativa cuja oração apresenta ERRO de regência nominal ou verbal.
a) Prefiro atender aos meus clientes em horário comercial.
b) Os soldados aspiravam os cargos mais altos na corporação.
c) Lembro de já ter assistido a esse filme.
d) O cancelamento do contrato implicará uma multa de 40% do valor total.
e) Informamos o ocorrido ao supervisor do setor.
29. Assinale a alternativa na qual a colocação pronominal está INCORRETA.
a) Alguns servidores o mantiveram informado.
b) Certamente disseram-nos a verdade.
c) Quem te disse isso?
d) Não me diga que não virá ao encontro!
e) Prometo amar-te e respeitar-te até o fim dos nossos dias!
30. Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam hiato.
a) Guaraná – elogio – fiel – hiato.
b) Ideia – queixa – geleia – quati.
c) Haiti – limão – lua – moeda.
d) Álcool – quiabo – ruínas – dia.
e) Nacional – poesia – série – história.
Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/.

31. A fala de um dos personagens do primeiro quadrinho apresenta erro de concordância. Assinale a alternativa que indica como seria a maneira correta da fala deste personagem.
a) Os deputado acha que é boa!
b) Os deputado acham que é boa!
c) Os deputados acham que é boa!
d) O deputado acham que é boa!
e) O deputados acha que é boa!
32. Após a leitura do texto, podemos observar a presença de um sinal de pontuação predominante: a vírgula. Dentre todas as funções desse sinal de pontuação, assinale a alternativa que NÃO indica uma de suas principais funções.
a) Indicar uma pausa no discurso.
b) Separar termos de mesma função sintática.
c) Separar aposto de vocativo.
d) Separar termos coordenados.
e) Introduzir falas.
33. Das alternativas a seguir, uma delas não é um sinônimo para a palavra “desastre”. Assinale a alternativa correspondente.
a) Infortúnio.
b) Calamidade.
c) Ventura.
d) Acidente.
e) Baque.
34. A palavra AGORA pode ser classificada gramaticalmente como:
a) advérbio de tempo.
b) advérbio de afirmação.
c) substantivo.
d) adjetivo.
e) verbo.
35. Assinale a alternativa em que todas as palavras foram escritas corretamente.
a) Angélico – sarjeta – tigela – canjica.
b) Vernis – desprezo – asia – atrás.
c) Groselha – prazer – gis – analizar.
d) Beringela – anjinho – jiló – lage.
e) Flexa – hoje – bucha – bondoso.

Ad Code

Responsive Advertisement